Policiais civis de Alagoas em greve há mais de dois meses decidiram, em assembléia, suspender a paralisação e retornar ao trabalho. A decisão foi tomada após ter sido anunciada a abertura de um canal de negociação entre a categoria e o Conselho Estadual de Segurança. Segundo informou o diretor de planejamento do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), José Carlos, apesar da greve ter sido suspensa, os policiais continuarão mobilizados.
"Estamos retornando ao trabalho, mas serão colocadas nas portas das delegacias faixas avisando à população que a categoria permanece mobilizada. As manifestações na porta do Palácio Floriano Peixoto, realizadas todas as segundas-feiras, não serão suspensas", garantiu o sindicalista.
José Carlos informou, ainda, que no dia 14 de setembro deve acontecer uma nova assembléia que irá discutir a possibilidade dos policiais retomarem ou não à greve. "Vamos aguardar os avanços que poderão ser obtidos com a abertura deste canal de negociação entre os policiais e o Conselho de Segurança. Caso nenhuma conquista seja obtida, a categoria pode voltar à greve no próximo mês", destacou o diretor.
Na última sexta-feira, o desembargador Humberto Martins considerou a greve da categoria como ilegal, determinando o retorno imediato ao trabalho, sob pena do pagamento de uma multa no valor de R$ 5 mil, por cada dia que a determinação judicial não viesse a ser cumprida. A notificação foi entregue ao presidente do Sindpol, segunda-feira passada, Carlos Jorge da Rocha, durante a realização de um protesto realizado na porta do Palácio Floriano Peixoto.
Os policiais informaram ainda que uma ação de recurso contra a decisão do desembargador, mesmo com a suspensão da greve, será impetrada no Tribunal de Justiça (TJ) pela entidade sindical. Nos mais de 70 dias em que os policiais civis permaneceram em greve, eles deixaram de realizar investigações e registrar ocorrências policiais. Apenas os flagrantes estavam sendo realizados pelos grevistas.
De acordo com o sindicato, a paralisação atingiu cerca de 80% das delegacias de todo o Estado. Alagoas conta com um contingente de 2.100 policiais civis.