Durante uma operação no início desta manhã, na Comunidade do Engenho da Rainha, policiais militares do 3º BPM (Méier) detiveram um suspeito
Por Redação, com agências - do Rio de Janeiro:
Policiais do 27º BPM (Santa Cruz) realizaram uma operação na comunidade do Rola na manhã desta terça-feira. Houve confronto na localidade conhecida como Mata do Congo e foram apreendidos um fuzil, uma pistola .40 e grande quantidade de material entorpecente. Foram apreendidas também três motos roubadas. Ocorrência encaminhadas para a 36ª DP.
Durante uma operação no início desta manhã, na Comunidade do Engenho da Rainha, policiais militares do 3º BPM (Méier) detiveram um suspeito em posse de 121 sacolés de cocaína, um cigarro de maconha e um rádio transmissor. A ocorrência foi conduzida à 44ª DP (Inhaúma).
Policiais militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC) realizaram operação na comunidade do Mandela nesta terça-feira. Na ação foi localizada uma pistola, além de 56 trouxinhas de maconha. A ocorrência foi conduzida à 21ª DP (Bonsucesso).
Lapa Presente
No final da noite de domingo, policiais militares e agentes que atuam na Operação Lapa Presente, da Secretaria de Estado de Governo, desconfiaram da presença de um homem próximo a um veículo estacionado na Rua Augusto Severo e o abordaram. Ele foi identificado como Cristiano Vitor de Paula. Os agentes consultaram o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e constataram que contra Cristiano havia um mandado de prisão pendente por Roubo. Ele foi conduzido para a 5ª DP (Mem de Sá) onde foi confirmada a informação.
Por volta das 24 horas, outro mandado de prisão foi cumprido na Lapa. Policiais militares da Operação desconfiaram de um homem que andava de bicicleta pela Praça da República e quando percebeu que seria abordado tentou fugir, mas foi alcançado pelos agentes. Ele foi conduzido para a 5ª DP para averiguação. Após consulta ao sistema foi constatado que se tratava de Roberto Rafael Cardoso Santos, de 27 anos, e, contra ele havia um mandado de prisão em aberto por Roubo.
No início desta madrugada, agentes da operação Lapa Presente receberam denúncia do roubo de um celular praticado por dois homens nas proximidades da Rua Gomes Freire, no Centro. Em patrulhamento pela região, os policiais militares que atuam na Operação abordaram dois homens com as mesmas características da denúncia e os conduziram para a 5ª DP. Eles foram identificados como Alisson Pereira da Conceição, de 19 anos e Jorge Correa de Aguiar Junior, de 29 anos. Eles foram reconhecidos pela vítima. Com Alisson foi apreendido um cutelo (tipo machadinho*foto em anexo).
Além destas quatro prisões, a operação Lapa Presente de domingo resultou na condução de duas pessoas para delegacia por posse e uso de entorpecentes e outras duas pessoas foram levadas para averiguação na DP onde foi constatado que elas constavam como desaparecidas no sistema da Polícia Civil. E, ainda, 22 pessoas foram conduzidas para abrigos públicos nesta noite.
Balanço
Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até o domingo, foram presas 4.675 pessoas, sendo 3.002 por posse e uso de entorpecentes, 143 por tráfico de drogas, 92 por porte de arma branca, 23 por porte de arma de fogo, 308 pela prática de roubo, entre outros crimes.
Neste período foram cumpridos 495 mandados de prisão – sendo 25 por homicídio, 223 por roubo, 99 por furto, 56 por tráfico de drogas, entre outros.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 20.559 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 175 veículos rebocados por apresentarem alguma irregularidade.
Atendimento ao cidadão
O Disque Lapa Presente (97954-2424) recebeu, desde a noite do dia 2 de janeiro de 2014, 2.504 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.
A Operação Lapa Presente funciona de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas-feiras e aos sábados, das 21h30 às 5h30.
Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.