Doze britânicos, um russo e um português foram levados algemados ao tribunal na quarta-feira e negaram ter causado distúrbios públicos depois de brigas entre policiais e torcedores.
Os estrangeiros podem ser mandados de volta para casa depois que a polícia paramilitar GNR, que prendeu o grupo, solicitou sua deportação. Milhares de torcedores ingleses estão em Portugal para a Eurocopa.
Um juiz foi o responsável por interrogar cada um dos detidos, que têm idade entre 20 e 46 anos, e perguntou a eles se algum deseja voltar para seu país espontaneamente.
Ele deu opção para os torcedores continuarem no país para o término do processo judicial. A maioria afirmou não ter interesse em sair do país.
Todos os 14 interrogados negaram ter participação nos incidentes de violência que marcaram as noites de segunda e terça-feira. A audiência continuará pelo restante do dia, com a presença de testemunhas dos incidentes e policias.
A polícia prendeu 34 pessoas, sendo 33 ingleses, no início da quarta-feira em Albufeira, cerca de 200 quilômetros ao sul de Lisboa.