Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

Polícia indiana prende suposto terrorista

Arquivado em:
Sexta, 04 de Agosto de 2006 às 07:41, por: CdB

Um suposto membro do grupo terrorista separatista caxemiriano Lashkar-e-Toiba (LeT) que teria sido encarregado de estabelecer uma rede terrorista em Mumbai e estaria envolvido nos atentados de 11 de julho, foi detido pela Polícia indiana, segundo informaram, nesta sexta-feira, fontes oficiais.

Abdul Hameed foi detido ontem por uma equipe especial da Polícia no distrito de Poonch, do Estado indiano de Jammu e Caxemira, após uma operação contra um esconderijo do LeT.

As autoridades haviam encontrado um documento de identidade na região de Matunga, em Mumbai, no oeste da Índia. A carteira tinha sido expedida por uma agência privada de segurança, onde ele trabalhava como guarda.

Quando as autoridades tentaram localizar Hameed, comprovaram que ele estava desaparecido desde o dia 11 de julho, quando sete explosões em trens causaram a morte de 185 pessoas. As primeiras investigações revelam que o suposto terrorista fazia parte de uma célula do LeT e tinha sido encarregado há um ano e meio de estabelecer uma rede para facilitar as operações do grupo na cidade.

Segundo as fontes, Hameed trabalhou com Abu Usama, um importante líder do LeT em Poonch, e recebia instruções diretas do comando do grupo em território paquistanês para promover atentados em Mumbai.

O LeT, que tem sua sede no Paquistão, é um dos grupos terroristas separatistas que lutam desde 1989 pela anexação do Estado indiano de Jammu e Caxemira ao Paquistão, ou a independência da região inteira da Caxemira.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo