Rio de Janeiro, 30 de Dezembro de 2024

Polícia Federal anuncia busca de quadrilha da internet

Arquivado em:
Quinta, 25 de Agosto de 2005 às 08:39, por: CdB

A Polícia Federal anunciou, nesta quinta-feira, a operação para prender integrantes de quadrilha especializada em invadir contas bancárias pela internet.

A operação Pégasus atua nos estados de Goiás, Pará, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

Estima-se que os fraudadores tenham causado prejuízos a clientes de todas as grandes instituições bancárias do país.

A quadrilha usava páginas clonadas, mensagens eletrônicas e programas de computador para obter os dados bancários das vítimas.

A polícia acredita que a quadrilha atuava desde 2001 e informou que alguns integrantes do grupo já haviam sido presos em outras operações.

Apenas em Goiás, estado que servia como base para a quadrilha, 410 policiais federais cumprem 126 mandados de busca e prisões temporária e preventiva.

A quadrilha tinha acesso às contas dos correntistas invadindo o computador da vítima, por e-mail, por meio de programas conhecidos como "cavalo de tróia" ou "trojan".

De acordo com informações da Polícia Federal, o grupo retirava dinheiro das contas de três formas: transferência de dinheiro depois de sacados de contas alugadas, aquisição de produtos ou serviços pela internet ou pagamento de boletos como impostos, taxas, produtos ou serviços.

Os acusados respondem pelos crimes de furto qualificado, formação de quadrilha e violação do sigilo bancário. As penas podem chegar a oito anos de prisão.

A Operação Pégasus é um desdobramento das operações Cash Net e Cavalo de Tróia 1 e 2.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo