A Polícia Militar divulgou nesta quinta-feira um novo esquema de policiamento para a passagem de ano. Estarão trabalhando na festa de réveillon 14.234 policiais militares, 370 motocicletas, dois helicópteros, duas lanchas, 10 reboques e 1.307 viaturas (rádio-patrulhas, Patamo e de praia) em todo Estado do Rio, além do policiamento ostensivo ordinário. Favelas estão sendo ocupadas para coibir possíveis confrontos com traficantes.
Os novos números apresentam um acréscimo de aproximadamente 20% em relação ao efetivo aplicado no ano anterior. Só na orla, serão 134 viaturas tipo Gol, 51 viaturas tipo Blazer, 28 motocicletas, dois reboques e nove viaturas de praia.
O patrulhamento na areia será realizado por grupamentos com a missão de evitar roubos e furtos, coibir o uso de drogas e de manifestações que possam provocar tumultos e encaminhar crianças extraviadas aos responsáveis. No calçadão, o policiamento será direcionado para os acessos à praia prevenindo as ações de criminosos. As viaturas serão baseadas nos locais onde desembocam as vias de maior fluxo de veículos e de pessoas.
O Batalhão de Policiamento Turístico, BPTur, o Batalhão de Polícia de Choque/Grupamento Tático de Motociclistas, BPChoque, o Grupamento Especial Tático-Móvel, Getam, o Grupamento Aero-Marítimo, GAM, com helicópteros e lanchas, e a Companhia de Cães atuarão com o objetivo de desestimular ações nas áreas de maior concentração de embarque e desembarque de ônibus e na procura de drogas. O esquema especial de segurança será reforçado pelo Regimento de Cavalaria.
Torres de observação serão instaladas em Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, todos na Zona Sul do Rio. Serão 17 torres no 19º BPM e 15 no 23º BPM. Policiais militares em posição privilegiada observarão as imediações, devendo atentar a qualquer atitude suspeita.
As linhas Amarela e Vermelha, Avenida Brasil, estações do metrô, terminais rodoviários, Central do Brasil, entre outros locais, também serão pontos que receberão reforço de policiamento.
Ocupação nas favelas
Para evitar possíveis confrontos entre bandidos, as comunidades do Morro Dona Marta, Parada de Lucas, Vigário Geral, Chapéu Mangueira e Complexo da Maré ficarão ocupadas entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro.
Algumas comunidades como Pavão-Pavãozinho, Cantagalo e Morro do Estado já possuem policiamento realizado pelo GPAE (Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais). As ocupações no Vidigal e Rocinha serão mantidas.
PM divulga novo esquema de policiamento para a passagem de ano
Arquivado em:
Quinta, 28 de Dezembro de 2006 às 14:18, por: CdB