PF prende biopirata alemão em Brasília

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 27 de setembro de 2004 as 03:04, por: CdB


A Polícia Federal prendeu, neste sábado à noite, o alemão Carsten Hermann Richard Roloff, acusado de traficar plantas e animais brasileiros para o exterior. Roloff chegou ao Brasil no dia 4 de setembro e passou por Campo Grande, Recife, Caruaru, Brasília e Pirinópolis, em Goiás.

O alemão é um biopirata que pretendia levar aranhas e ovos para a fabricação de remédios na Alemanha. Ele já veio ao Brasil várias vezes desde 1998 e, desde seu último desembarque, a PF mobilizou 25 agentes e delegados e passou a vigiá-lo 24 horas por dia.

Carsten Hermann não resistiu à prisão no Aeroporto de Brasília, de onde seguiria para Porto Alegre. Na mala dele, a polícia encontrou dois casulos com centenas de ovos de aranha caranguejeira, além de mapas e estudos científicos sobre as propriedades das aranhas brasileiras.
O crime de biopirataria não está previsto em nenhuma lei brasileira, por isso Hermann foi acusado pela Polícia Federal de tráfico de animais silvestres, crime considerado de menor gravidade. Ele prestou depoimento e foi liberado. Não pagou multa e não foi proibido de deixar o país.