A importância dos investimentos em Ciência e Tecnologia foi destacada hoje pelo gerente executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobrás, Carlos Tadeu Fraga, na abertura da Mostra Nacional de Inovação Petróleo e Gás (Inova Rio 2004), realizada na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Ele destacou que a Petrobrás investe cerca de US$ 200 milhões por ano em desenvolvimento, o que explica a classificação da companhia entre as dez maiores do mundo no setor, com taxa de crescimento anual diferenciada (10%/ano contra 1% ou 2% de suas concorrentes), em razão das descobertas de poços em águas profundas.
Segundo Fraga, o objetivo da Petrobrás é manter a liderança na América Latina, além de buscar em paralelo o mercado de energias renováveis. Nos próximos dez anos, os investimentos em pesquisa, desenvolvimento, responsabilidade social e ambiental serão prioritários para a estatal no processo de abertura de outros mercados na área internacional, revelou.
O gerente executivo referiu-se também à inovação sustentada promovida pelo setor de petróleo na capacitação de recursos humanos. Informou que graças ao fundo setorial CT-Petro, a empresa assinou nos últimos quatro anos em torno de 1,5 mil convênios com institutos de pesquisa, o que representa média de um convênio por dia.
O evento prossegue nesta 4ª e 5ª-feiras na Firjan, apresentando palestras do secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Marcelo Lopes; do gerente de Engenharia da Petrobrás, Ildemar Nunes; da diretora da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ângela Uller; e do diretor da Área Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fábio Erber, entre outros participantes.
Petrobras investe mais de US$ 150 milhões por ano em desenvolvimento
Arquivado em:
Terça, 19 de Outubro de 2004 às 17:16, por: CdB