A Petrobras anunciou a descoberta de reservatórios de gás natural no primeiro poço operado pela Petrobras América em águas profundas do Golfo do México. As acumulações estão na extensão da descoberta de Cottonwood, no Bloco Garden Banks 244.
Segundo a companhia, o poço foi perfurado a uma profundidade de 640 metros de lâmina dágua. O gás é de alta qualidade e está em uma espessura de 40 metros.
A empresa já tinha uma estratégia de focar em gás neste bloco, já que outros poços perfurados pelo operador anterior haviam apontado para a existência de óleo e gás em volumes não comerciais.
A Petrobras informou que deverá produzir este gás o mais rapidamente possível, até o fim de 2007. A estatal brasileira tem 80% do negócio, enquanto a Mariner Energy Inc tem os outros 20%.
A empresa já havia definido a área de Garden Banks como uma das quatro prioritárias para exploração no Golfo do México. As outras áreas de interesse são as águas ultraprofundas do Golfo; objetivos ultraprofundos de gás em águas rasas; e a porção oeste da região.
De acordo com o Plano de Negócios 2006-2010, recentemente anunciado pela Petrobras, o total de investimentos a ser alocado pela Companhia no Golfo do México americano deverá alcançar US$ 1,5 bilhão no período.
Petrobras descobre gás natural no Golfo do México
Arquivado em:
Quarta, 21 de Setembro de 2005 às 09:34, por: CdB