A Petrobras e a Lia Oil apresentaram as melhores propostas para a venda de 1,12 milhão de toneladas de óleo combustível de baixo e médio teores de enxofre para a Autoridade Elétrica do Chipre, informaram fontes nesta segunda-feira. A cerimônia de abertura das propostas aconteceu na sexta-feira.
A entrega desse óleo será feita entre dezembro deste ano e janeiro de 2006. A Petrobras se propõe a fornecer 460 mil toneladas de óleo combustível de baixo teor de enxofre no porto de Vasilikos, no litoral Sul de Chipre, com prêmio inferior a 10 dólares sobre o preço FOB da tonelada negociada no Mediterrâneo.
A Lia Oil cobrou prêmio de pouco mais de 20 dólares sobre o preço FOB do Mediterrâneo, para suprir 660 mil toneladas de óleo combustível com teor médio de enxofre nos portos de Dhekelia e Moni, também no litoral Sul.
Embora essas sejam as propostas mais baixas, isso não garante que as duas empresas serão as fornecedoras escolhidas. O resultado deve ser divulgado em um mês.
No ano passado, a gigante Shell e a empresa regional Galaxy apresentaram as melhores propostas, mas apenas a segunda levou o contrato. As autoridades do Chipre resolveram refazer a licitação para o fornecimento de 270 mil toneladas de óleo combustível de baixo teor de enxofre e a Petrobras saiu vencedora em janeiro. A entrega vai até janeiro de 2005.