Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Pesquisas indicam estabilidade do quadro eleitoral

Arquivado em:
Quinta, 21 de Setembro de 2006 às 19:14, por: CdB

As últimas duas pesquisas realizadas após o escândalo do chamado Dossiê Serra, divulgadas nesta quinta-feira, mostraram que o quadro eleitoral mantém-se praticamente estável. As projeções indicam a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno. Levantamento do Ibope, divulgado pela TV Globo, mostram que as intenções de voto no candidato Lula tiveram uma oscilação negativa de 50% para 49%, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) obtém uma variação positiva, de 29% para 30%.

A senadora Heloísa Helena (PSOL) manteve os 9% das intenções de voto registradas na semana passada, enquanto o senador Cristovam Buarque (PDT) permaneceu com 2% e Ana Maria Rangel (PRP), com 1%. Com isso, a diferença de Lula sobre a soma dos adversários passou de 9 pontos percentuais para 7 pontos, ainda indicando a definição do pleito no dia 1º de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Caso o segundo turno venha a ocorrer, o presidente venceria o tucano por 52% a 37%, praticamente o mesmo placar anterior, de 53% a 37%. Já a pesquisa do Vox Populi, divulgada pela TV Bandeirantes, mostrou Lula passando de 50% para 51% das intenções de voto, enquanto Alckmin oscilou de 25% para 27%. A margem de erro da pesquisa não foi divulgada, mas nas anteriores era de 2,2 pontos percentuais. Heloísa Helena caiu de 9%, registrados no final de agosto, para 6% agora. Nesse levantamento, a vantagem de Lula sobre os adversários passou de 14 para 17 pontos percentuais.

O Ibope ouviu também os eleitores sobre a avaliação de governo. A avaliação ótima e boa caiu de 49% para 43%, enquanto a regular aumentou de 33% para 37% e a ruim e péssima subiu de 16% para 19%. O Ibope entrevistou 3.010 eleitores entre segunda e quarta-feira desta semana, em 203 municípios do país. O Vox Populi entrevistou os eleitores entre os dias 16 e 19 deste mês.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo