Para 85,6% das famílias atendidas pelo programa Bolsa Família a qualidade da alimentação melhorou depois que passaram a receber o benefício. Esse é um dos resultados da pesquisa sobre segurança alimentar dos beneficiários do programa, divulgado, nesta terça-feira, pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
A quantidade de alimentos também aumentou na avaliação de 59,2% dos entrevistados. Os itens mais consumidos foram frutas (15,9%), leite (14,9%), macarrão, pão e biscoitos (13,8%). O consumo dos demais alimentos também cresceu: carnes (13,1%), legumes e verduras (10,3%), iogurte e queijo (8,6%), feijão (5,4%) e arroz (4,3%).
- A pesquisa indica que as famílias estão alocando com sabedoria os seus recursos. Quando elas têm a oportunidade de ter um aumento de renda, alocam principalmente nos alimentos - disse o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do ministério, Rômulo Paes.
Foram ouvidas 3 mil famílias beneficiadas pelo programa há pelo menos um ano. O levantamento foi realizado, de 1º a 18 de março de 2006, nos 26 estados e no Distrito Federal, incluindo todas as capitais, pelo Núcleo de Pesquisas e Informações da Universidade Federal Fluminense (DataUFF). Os dados foram analisados por especialistas em nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Pesquisa revela que Bolsa família melhora qualidade de vida
Arquivado em:
Terça, 06 de Junho de 2006 às 12:07, por: CdB