Ainda este mês, 150 municípios pernambucanos receberão do Ministério da Saúde um acréscimo de 50% nos incentivos repassados para equipes do Programa Saúde da Família (PSF), o que vai permitir a contratação de novos agentes comunitários de saúde. As cidades foram escolhidas junto com outras 2.112 de outros estados do País, por apresentarem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado baixo ou mediano (menor que 0,7) e uma população inferior a 30 mil habitantes. Também receberão maior volume de recursos os municípios da Amazônia Legal, área que compreende nove estados que tiverem menos de 50 mil habitantes e 727 cidades onde há pessoas que vivem em assentamentos ou população remanescente de quilombos.
O investimento total aplicado a cada mês no programa agora será de R$ 135 milhões, em todos os municípios selecionados, cerca de R$ 18 milhões a mais do que foi repassado no último mês de julho. O Ministério da Saúde escolheu para receber o reajuste nos incentivos repassados para o PSF cidades onde o acesso da população aos serviços públicos de saúde é difícil ou restrito, como nas áreas rurais.
Com o menor IDH de todo o País (0,476), segundo dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2000), o município pernambucano de Manari, a 417 quilômetros da capital, é uma das cidades que deve passar a receber um maior volume de recursos a serem destinado ao PSF. A cidade de Rio Formoso, situada na região da Mata Sul de Pernambuco, com IDH também inferior a 0,7 (0,621) também deve ser outra localidade beneficiada. O IDH pode variar de 0 até 1 e indica as condições de educação, renda e longevidade de uma população.
Com o novo investimento, a proposta é que as equipes que atuam no programa possam dedicar mais tempo e atenção às famílias que recebem atendimento naqueles municípios. O número de pessoas atendidas por cada agente comunitário de saúde deve cair de 575 para 300 pessoas, em média. A estimativa do ministério é que, em todo o País, sejam beneficiados cerca de 30 milhões de usuários dos serviços de saúde oferecidos pelo programa.
Pernambuco recebe mais verba para Saúde
Arquivado em:
Segunda, 23 de Agosto de 2004 às 07:13, por: CdB