Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Perde força a indicação de Ciro Gomes para vice de Lula

Arquivado em:
Sexta, 02 de Junho de 2006 às 08:46, por: CdB

Começa a fazer água a indicação do nome de Ciro Gomes para vice na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  As razões são diversas. Para os petistas, Ciro não é bem visto pelo mercado, o que dificultaria as pretensões do PT  na busca de um sucessor para Lula em 2010.

Já o PSB tem medo de não ultrapassar a cláusula de bareira, que determina a obtenção de 5% de votos válidos em ao menos 9 estados. O partido calcula que como candidato à uma vaga na Câmara, Ciro Gomes consiga algo em torno de 400 mil votos, sendo que o partido precisa de 5 milhôes.

O PSB acredita que Ciro, se eleito deputado, seria um nome forte para assumir a presidência da Câmara, o que daria mais estabilidade num eventual segundo mandato de Lula

Os esforços de dirigentes dos dois partidos vão no sentido da candidatura de Eduardo Campos (PE), do PSB, mas o nome que está aparecendo com mais força é o do atual vice-presidente, José Alencar.

 Ambos os partidos sabem , no entanto, que precisam  da aprovação de Lula, que vai levar em conta também a simpatia do mercado. Em contatos com petistas, investidores deixam claro que o melhor vice é Alencar. Pela boa  relação com o empresariado e popularidade em Minas, Alencar seria o nome mais qualificado,  segundo os dirigentes.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo