A unidade materno-infantil Madre Teresa de Calcutá, localizada no interior da penitenciária feminina Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó, promoveu, na manhã desta quinta-feira, um café-da-manhã beneficente para ajudar as crianças do cárcere.
Cerca de 60 pessoas, entre autoridades e servidores do sistema penitenciário do estado, levaram utensílios para assistência das crianças como: Mamadeiras, chupetas, fraldas entre outros, que servirão como o passe de entrada para o evento. A iniciativa foi realizada em parceria com a direção da Escola Estadual de Ensino Supletivo Burle Marx, que também funciona nas instalações da Talavera.
Vinculada a Subsecretaria Adjunta de Tratamento Penitenciário, a creche passou a ter direção própria, no mês passado e hoje funciona como unidade independente, embora continue ocupando o espaço físico da penitenciária feminina. A capacidade original de 12 crianças também foi ampliada para 18, sem afetar a qualidade no atendimento.
Segundo a diretora da unidade Ana Paula Gomes, hoje, as detentas e seus respectivos bebês têm a sua disposição uma equipe técnica composta por pediatras, assistentes sociais, psicólogas e duas agentes de segurança penitenciária, que cuidam da segurança no local. Há ainda um setor responsável pela classificação das presas, assim como o cadastro informatizado que contem todas as informações a respeito dos bebês tais como: peso, altura, vacinas, características físicas, documentações, entre outros.
- Esse levantamento é de suma importância para a continuação do acompanhamento do quadro de saúde dos bebês, no momento em que são desinternados, ou seja, entregues aos respectivos familiares - explica Ana Paula, também formada em serviço social.