O mais famoso e celebrado jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, foi homenageado pela Governadora do Rio, Rosinha Matheus, durante a pré-estréia do documentário Pelé Eterno, no Theatro Municipal do Rio.
- Escolhemos o Theatro Municipal para que o local simbolizasse o apreço que temos por você. Raras vezes, esse belíssimo teatro acolheu exibições de filmes. A última, dos três momentos quando isso se deu, foi o filme sobre a vida de outro grande brasileiro: o compositor Heitor Villa Lobos, do cineasta Zelito Viana - disse a governadora em seu discurso de abertura.
O homenageado Pelé afirmou que considera uma felicidade muito grande receber essa homenagem do governo do estado.
- São 35 anos de profissão. Neste filme estão compactadas duas horas inéditas de gols do Pelé. Isso vai ficar como marco para novas gerações e espero que sirva de exemplo. É uma coisa muito maravilhosa pra mim - disse.
A renda da exibição do filme, dirigido por Aníbal Massaini Neto, será revertida para a ONG Vida Obra Social, entidade apoiada pelo governo estadual e que desenvolve ações sociais em comunidades carentes. Segundo a presidente da ONG Vida Obra Social, Cecília Lamy, foram vendidos 1.200 ingressos a R$ 100 cada, sendo que a lotação do teatro é de 1400 lugares.
O diretor Aníbal Massaini vê a promoção da pré-estréia do filme pelo governo do estado como um reconhecimento antecipado não só ao seu trabalho, mas à carreira exuberante do Pelé e de tudo que ele significou para nosso pais.
- Não poderia ser uma homenagem maior para nós podermos exibir esse filme para ao público carioca aqui no Theatro Municipal.
Durante o encerramento da sessão o mestre de cerimônias Mário Belizário deu a informação de que o ex-governador Leonel Brizola havia falecido.
- Em sua memória de líder nacional e lutador das grandes causas do povo brasileiro, a governadora nos solicitou que fizéssemos um minuto de silêncio. A governadora Rosinha Garotinho havia se retirado no decorrer da exibição do filme, após receber a notícia da internação às pressas do ex-governador Leonel Brizola no Hospital São Lucas.
Pelé, também amigo do ex-governador, juntamente com o diretor do filme, Aníbal Massaini, comunicaram sua solidariedade pela líder Leonel Brizola.
O coquetel de comemoração da pré-estréia, que seria oferecido no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara foi suspenso.