O Parlamento israelense aprovou nesta segunda-feira a entrada do partido ultradireitista Israel Beitenu, "Israel é a Nossa Casa", na coalizão de Governo. O chefe do partido, Avigdor Lieberman, foi integrado oficialmente na coalizão do primeiro-ministro Ehud Olmert e nomeado ministro para Assuntos Estratégicos, anunciou a presidência do conselho.
No total, 22 ministros contra um - o ministro trabalhista Ofir Pines Paz - votaram a favor da entrada de Lieberman no congresso, numa nomeação considerada simples formalidade depois que, na véspera, o Comitê Central do Partido Trabalhista aceitou a entrada de Lieberman no governo.
Pinez Paz afirmou que a coexistência do Partido Trabalhista com Lieberman na coalizão governamental constitui "uma violação" dos compromissos de sua organização, já que as propostas políticas do partido de extrema-direita Israel Beitenu são radicalmente opostas às dos trabalhistas liberais.
Lieberman será o 26º ministro do governo de Ehud Olmert, que poderá contar com o apoio de 78 deputados dos 120 no parlamento, um dos mais amplos de toda a história de Israel.
A promoção de Lieberman marca uma virada para a direita do governo israelense formado em maio passado.
Parlamento israelense aprova entrada de direitistas no Governo
Arquivado em:
Segunda, 30 de Outubro de 2006 às 14:29, por: CdB