O subsecretário de Estado americano, Nicholas Burns, se declarou convencido nesta quarta-feira de que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, "está perdendo influência" na América Latina, apesar do recente triunfo do sandinista Daniel Ortega na Nicarágua.
- Acredito que Chávez esteja perdendo influência na América Latina -, declarou o atual número dois do Departamento de Estado, ao ser perguntado em uma entrevista coletiva à imprensa sobre sua avaliação da situação na América Latina após as últimas eleições.
O diplomata americano lembrou que nas eleições realizadas em "México, Costa Rica, Panamá, Peru, talvez, no Equador, onde será realizado o segundo turno no domingo, Colômbia, Brasil e Chile, foram eleitos governos de centro-esquerda (...) ou centro-direita".
Burns classificou de "exceção" a vitória de Ortega na Nicarágua e lembrou que Chávez não conseguiu fazer de seu país um membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, atribuindo o fracasso da candidatura da Venezuela ao discurso feito pelo presidente na Assembléia Geral em setembro.
Em seu discurso na ONU, Chávez chamou o presidente americano, George W. Bush, de "diabo", "tirano" e "mentiroso".
Venezuela e Guatemala, com o apoio dos Estados Unidos, não conseguiram o assento reservado à América Latina no Conselho de Segurança após quase 50 rodadas de votações e retiraram finalmente suas candidaturas em benefício do Panamá.
Para EUA Hugo Chávez 'perde influência' na América Latina
Arquivado em:
Quarta, 15 de Novembro de 2006 às 15:27, por: CdB