Uma cirurgia na traquéia, como a que o papa João Paulo 2o. foi submetido para respirar melhor, indica emergência, disse na quinta-feira um especialista norte-americano. Além disso, a idade avançada do pontífice pode complicar sua recuperação, segundo ele.
"Pessoas que passam por uma traqueostomia representam emergência, porque elas estão tendo dificuldade em respirar", disse o médico Dan Brauner, geriatra do Hospital da Universidade de Chicago.
"Eles podem ter tentado entubá-lo sem ter sucesso", disse o espacialista.
João Paulo 2o. foi levado para a sala de cirurgia do Hospital Gemelli, em Roma, nesta quinta-feira e horas mais tarde teve que ser submetido à cirurgia, na qual uma pequena incisão é feita no pescoço e na traquéia, onde é usada uma cânula para que o ar possa fluir diretamente para os pulmões.
Outras informações dão conta de que a garganta do papa estaria inflamada. Para essa condição, ele teria que receber esteróides assim como antibióticos para combater a infecção, disse Brauner.
Segundo o médico, se o papa estiver com pneumonia, o mal de Parkinson, do qual é portador, pode estar impedindo o pontífice de controlar os músculos de sua garganta para que ele possa expelir o muco e os fluidos de sua garganta e pulmões.
A idade avançada de João Paulo, que tem 84 anos, só aumenta a sua fragilidade.
"Ser mais velho significa que você tem mais morbidez e mortalidade relacionadas a isso, mas ele ainda pode se recuperar", afirmou Brauner.
Frances Walker, médico do Centro Médico Batista, da Wake Forest University, que é especializado em doença de Parkinson, disse que a enfermidade reduz a capacidade do portador de expelir e respirar em volumes normais.
"Você não consegue gerar a força de que precisa para fazer isso bem", disse ele. O médico acrescentou ainda que os portadores de Parkinson "têm bastante dificuldade de se virar na cama", um mecanismo que poderia ajudá-lo a limpar seus pulmões.
A traqueostomia, segundo Walker, pode "reduzir o espaço vazio que o ar tem para percorrer" até chegar aos seus pulmões "então você não tem que respirar tanto".