Uma pesquisa nacional do Instituto Datafolha aponta que 65% dos petistas acreditam que há corrupção no governo Lula. O levantamento foi feito no dia 16 de junho com 2,124 mil pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Os números mostram também que a imagem do presidente ficou arranhada entre os simpatizantes do partido com as denúncias do "mensalão" e do esquema de corrupção nos Correios: 77% dos petistas acreditam que Luiz Inácio Lula da Silva tem alguma responsabilidade nas irregularidades. Deste percentual, 31% crêem que o presidente está "muito" envolvido. Os outros 46% acreditam que a parcela de culpa de Lula é "pouca" .
Quase metade dos petistas entrevistados, 48%, acham que o "mensalão", denunciado pelo deputado federal Roberto Jefferson, do PTB, realmente ocorria. A prática consistia em uma mesada a parlamentares do PL e do PP em troca de apoio ao governo no Congresso Nacional.
Se para 77% dos petistas o presidente tem alguma responsabilidade nos escândalos denunciados, a imagem de Lula perante a população segue boa: 73% dos eleitores (não apenas petistas) avaliam que o presidente é honesto. Porém, os números mostram que a crença no trabalho de Lula caiu: a quantidade de pessoas que crêem que o presidente trabalha muito despencou de 70 % (pesquisa de 31/3 e 1/4 de 2003) para 49%.
As denúncias que abalam o governo já provocaram a abertura de investigações na Câmara e a saída do ministro da Casa Civil, José Dirceu. Dilma Roussef, das Minas e Energia, deve ocupar a vaga. O anúncio oficial do substituto está marcado para segunda-feira.