O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Sodano, enviou condolências do papa Bento XVI pela morte de dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana (MG).
- O Sumo Pontífice eleva sufrágios pelo dedicado pastor que colocou o seu talento a serviço do evangelho - disse em nota.
- Sua Santidade exprime sentidas condolências a todos enlutados e concede, como penhor de conforto e esperança em Cristo ressuscitado, propiciadora bênção apostólica - ressalta.
Além de milhares de fiéis que faziam fila, também prestavam uma homenagem discreta, na terça-feira, a dom Luciano, Elias Fernandes da Silva, 64, motorista do arcebispo de Mariana por 18 anos, e Edite, abandonada pelos pais e criada por ele desde os 14 anos. Eles permaneceram na terça próximos à igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, onde o corpo era velado.
- Ele me encontrou no hospital, quando tinha 14 anos, depois de um grave acidente, e disse: 'guarda essas lágrimas porque enquanto eu estiver aqui você não vai mais chorar' - disse Edite, que atuava como assistente do arcebispo.
Na terça-feira, a última frase dita por dom Luciano, Deus é bom, já circulava em cartões com a foto do arcebispo vendidos a R$ 3 nas ruas de Mariana.