O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, passará por uma restauração a partir da próxima semana. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência da República, enquanto durarem as obras da reforma, o presidente Lula e a primeira-dama Marisa Letícia residirão na Granja do Torto, outra residência oficial da Presidência.
A mudança do Alvorada para o Torto deve ocorrer depois que o presidente retornar de sua viagem à África, prevista para o período de 25 a 29 de julho.
O projeto de restauração do Palácio foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2001. A autorização é necessária porque o Palácio da Alvorada pertence à União. Segundo o superintendente interino da 15ª Superintendência Regional do Iphan, Márcio Vianna, a restauração consiste em uma obra de manutenção do edifício, com a recuperação de materiais desgastados pelo tempo. Alguns ambientes do palácio passarão por uma pintura e as partes elétrica e hidráulica serão revistas.
Vianna informou que o projeto não prevê construções adicionais à obra original do Palácio. Ele disse, ainda, que não é a primeira vez que o Alvorada passa por uma restauração.
Criado por Oscar Niemeyer, o Palácio da Alvorada foi o primeiro edifício inaugurado em Brasília, em junho de 1958. O presidente Juscelino Kubitschek foi quem inaugurou a obra. As colunas brancas que sustentam o prédio deram origem ao brasão do Distrito Federal. Feito de mármore, o Palácio da Alvorada tem uma fachada de vidros. Apesar de ser um dos pontos turísticos mais procurados da capital federal, os turistas não podem visitar seu interior.
Palácio da Alvorada começa a ser restaurado na próxima semana
Arquivado em:
Terça, 20 de Julho de 2004 às 12:18, por: CdB