O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer nesta quinta-feira que o país já iniciou um período de desenvolvimento sustentado, deixando para trás, segundo ele, a fase de "aventuras" e inconsistência no crescimento.
"Estamos perseguindo um modelo de desenvolvimento que possa ser definitivamente sustentável e que não seja o crescimento de um ano e o decréscimo no outro, ou o crescimento em dois anos e o decréscimo nos outros dois", disse Lula em discurso na cerimônia de entrega de quatro turbinas da usina hidrelétrica de Tucuruí (PA).
"Nós já assistimos momentos de euforia, momentos em que o povo saía para as ruas gritando de euforia, em função de uma determinada medida do governo, e três meses depois esse povo estava chorando o fato daquele programa não ter dado certo ou ter sido uma aventura", acrescentou o presidente.
As novas turbinas de Tucuruí fazem parte do projeto de duplicação da usina e garantem mais 1.500 megawatts de energia, que devem beneficiar 6 milhões de pessoas. Quando as obras estiverem concluídas, Tucuruí poderá gerar 8.370 megawatts, segundo o presidente.
Lula ressaltou a importância do investimento em Tucuruí --são previstos 6,7 bilhões de reais até 2006-- dizendo que "são obras como estas, que nos dão certeza de que os apagões e os racionamentos de energia de 2001 e 2002 (...) são agora uma página virada da nossa história".
Otimista, o presidente disse que chegou o momento de o país se tornar "definitivamente" um país desenvolvido.
"Faz 30 anos que nós somos um país em vias de desenvolvimento ou um país em desenvolvimento. Eu acho que está na hora de todos nós assumirmos o compromisso de que o Brasil vai passar de um país em vias de desenvolvimento para ser definitivamente um país desenvolvido."