Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Painel vê falhas na inteligência dos EUA sobre o Irã

Arquivado em:
Quarta, 09 de Março de 2005 às 06:24, por: CdB

Uma comissão presidencial que investigou as informações de inteligência sobre as armas do Iraque antes da guerra concluiu que os dados dos Estados Unidos sobre os armamentos do Irã são "inadequados", afirmou uma reportagem do New York Times.

Em relatório que será enviado ao presidente George W. Bush ainda este mês, o painel vai descrever a inteligência dos EUA sobre o Irã como "inadequada para permitir julgamentos firmes a respeito do programa de armas do Irã", disse a reportagem no site do jornal.

Um porta-voz da comissão formada por nove membros recusou-se a fazer comentários diretos sobre a notícia.

- O relatório ainda não está completo e os detalhes serão apresentados ao presidente - afirmou o porta-voz Larry McQuillan.

Bush acusa o Irã de tentar desenvolver armas nucleares e classificou o país como parte de um "eixo do mal". Teerã insiste que seu programa nuclear é destinado unicamente à geração de energia.

O relatório da comissão, feito após 14 meses de investigação, também deverá criticar a inteligência norte-americana sobre a Coréia do Norte. Mas algumas pessoas que tiveram informações sobre o relatório disseram que consideram o cenário sobre o Irã preocupante, segundo o jornal.

O painel teve acesso irrestrito às autoridades de mais alto escalão e aos documentos mais importantes das agências de inteligência. A comissão foi estabelecida para investigar falhas na inteligência citada para lançar a guerra no Iraque. As alegações de que o Iraque tinha armas de destruição em massa foram a principal justificativa de Bush para a guerra.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo