A Williams não informou o tamanho da participação de Lowe nem de quem ele a adquiriu, mas os detalhes da operação devem ser divulgados em uma data futura
Por Redação, com Reuters - de Londres:
Paddy Lowe deixou a campeã mundial de Fórmula 1 Mercedes e assumiu, com efeito imediato, o cargo de diretor técnico da Williams, equipe da qual também passou a ser um dos acionistas, anunciou a escuderia nesta quinta-feira.
A Williams não informou o tamanho da participação de Lowe nem de quem ele a adquiriu. Mas os detalhes da operação devem ser divulgados em uma data futura.
O britânico, que iniciou sua carreira na Fórmula 1 pela Williams em 1987. Também assume um cargo no Conselho e vai administrar a equipe ao lado da chefe de equipe, Claire Williams, e do presidente-executivo Mike O'Driscoll.
Na Mercedes Lowe exerceu um papel-chave nas conquistas dos últimos três títulos mundiais de pilotos e construtores. Ele também já foi campeão na McLaren e na própria Williams.
A Williams conta atualmente com os pilotos Lance Stroll. Um jovem canadense de 18 anos, e Felipe Massa, que desistiu de se aposentar da categoria. Depois que o finlandês Valtteri Bottas trocou a Williams pela Mercedes para substituir o atual campeão Nico Rosberg, que se aposentou.
A temporada da F1 começa na próxima semana, na Austrália.
Force India
Os carros da Force India na próxima temporada da Fórmula 1 terão o rosa como cor predominante, após a equipe assinar um contrato de patrocínio com a empresa austríaca de águas BWT.
O coproprietário da equipe Vijay Mallya disse em comunicado que o acordo, que fará os carros da escuderia se destacarem no Grande Prêmio da Austrália que abrirá a temporada na próxima semana, é um dos maiores nos 10 anos de história da Force India.
Não foram divulgados os detalhes financeiros.
– Mudar a cor dos nossos carros é uma indicação da força dessa nova parceira e uma verdadeira declaração de interesse da BWT – acrescentou Mallya sobre a nova pintura dos carros da Force India.
Os pilotos da equipe, o mexicano Sergio Pérez e o francês Esteban Ocon, também terão o rosa em seus capacetes.
A Force India, que usa motores Mercedes, terminou em quarto lugar na temporada passada entre as escuderias, seu melhor resultado.
Raikkonen
Os pilotos de Fórmula 1 encerraram os testes da pré-temporada na última sexta-feira, quando Kimi Raikkonen ditou o ritmo com sua Ferrari e fez o melhor tempo até o momento no Circuito da Catalunha.
Foi no treino da semana paassada que ele cravou 1min18seg634 com pneus supermacios. A primeira marca abaixo da barreira de 1min19seg. E 0seg804 mais rápido que a Red Bull do adolescente holandês Max Verstappen, que cruzou a chegada em 1min19seg438 correndo com o mesmo tipo de pneu.
O companheiro de equipe de Raikkonen e tetracampeão mundial Sebastian Vettel havia sido mais veloz na última quinta-feira – 1min19seg024.
Antes disso a Mercedes havia ditado o ritmo. Já que o finlandês Valtteri Bottas fez uma volta em 1min19seg310. O tricampeão e colega de equipe Lewis Hamilton ficou na quinta posição nesta sexta-feira.
Os primeiros sinais da pré-temporada, que podem ser enganadores, indicam que Mercedes, Ferrari e Red Bull continuam um nível acima das outras escuderias, mas que as diferenças da última temporada entre elas diminuíram.
A campanha começa na Austrália no dia 26 de março.
Entre os melhores
– Entre as três melhores e as outras há entre um segundo e 1,5 segundo, acho – disse o chefe de equipe da Haas, Guenther Steiner.
– Não surpreende que Mercedes e Ferrari e Red Bull tenham se saído melhor do que todo o resto. Elas têm mais recursos para fazer mais testes, é assim que é.
O piloto da Haas, Romain Grosjean, provocou o acionamento da bandeira vermelha e interrompeu a sessão matutina duas vezes na sexta-feira. A problemática McLaren passou por situação parecida, rendendo mais uma sessão difícil para o espanhol Fernando Alonso.
A escuderia disse que o bicampeão do mundo teve a mesma pane elétrica intermitente que atrapalhou seu colega, o estreante belga Stoffel Vandoorne, na quinta-feira.
– Vários componentes elétricos da unidade de potência e o chassis foram trocados de um dia para o outro. A equipe está fazendo mudanças adicionais para eliminar as variáveis e identificar a fonte do problema – disse uma porta-voz.
Com uma defasagem de mais de um segundo, Alonso ficou em último na cronometragem e 4,1 segundos atrás de Raikkonen. Até a pausa do almoço ele só tinha dado 19 voltas. E encerrou o 11o dia de testes com meras 43 voltas completadas.