Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Os (agora) nostálgicos anos 80

Arquivado em:
Terça, 13 de Julho de 2004 às 06:43, por: CdB

A década de 80, que até uns anos atrás era execrada por sua cafonice aguda, está sendo cada vez mais lembrada. Já visto como cult por saudosistas ou novos pesquisadores, os anos 80 vêm sofrendo uma repaginada na indústria do entretenimento. Seja por livros, como os feitos sobre o Brock ou o lançamento sobre o grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, ou por mostras (cinema da redemocratização, no CCBB e um desejo dessa coluna em fazer uma mostra de filmes com o Brock), eles estão lá. 
 
Muito superficialmente, nas artes plásticas houve uma exposição ano passado de peças baseadas em músicas do Brock, no Paço Imperial. Estreou nesta terça-feira no CCBB, com ares de retomada, a mostra Como vai você, Geração 80?.
 
A exposição traz 123 trabalhos de 48 artistas que estiveram presente em Onde está você, Geração 80?, evento marcante acontecido há 20 anos no Parque Lage. A mostra teve a importância paras as artes plásticas como a geração de Brasília teve para a música (Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Capital Inicial). Nomes como Leonilson, Daniel Senise, Jorge Guinle Filho, entre outros, foram revelados ali.  
 
Onde está você, Geração 80? ocupa todo o primeiro andar do CCBB e só aumenta o ensejo de reviver os anos 80, o mesmo que faz Cazuza - o filme e os livro sobre Asdrúbal Trouxe o Trombone, de Heloísa Buarque de Holanda, e dos Titãs, A Vida Até Parece Uma Festa - Toda a História dos Titãs, de Hérica Marmo e Luiz André Alzer. 

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo