Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Oito soldados do Paquistão são mortos em emboscada

Arquivado em:
Sexta, 18 de Março de 2005 às 06:08, por: CdB

Oito soldados foram mortos e 23 ficaram feridos em uma batalha com militantes tribais no sudoeste do Paquistão, disse o Exército nesta sexta-feira. Autoridades militares disseram que homens armados da tribo Bugti abriram fogo contra um comboio da Força Policial de Fronteira nas cercanias da cidade de Dera Bugti, na província do Baluchistão, nesta quinta-feira.

- Oito dos nossos soldados foram mortos e 23 ficaram feridos - disse o porta-voz da Força Policial, coronel Rizwan Malick.

O político de oposição nacionalista Kachkol Ali disse a repórteres na capital da província, Quetta, que pelo menos 50 militantes tribais morreram e 150 ficaram feridos na luta, que durou cerca de 10 horas. Dera Bugti fica cerca de 250 km a sudeste de Quetta, a capital da província.

As autoridades militares consideraram os números exagerados e a estimativa de Ali não pôde ser verificada de forma independente. Eles disseram que alguns militantes podem ter morrido, mas que não têm números.

Há décadas militantes étnicos do Baluchistão têm realizado uma insurgência para maior autonomia na maior, porém mais pobre, província do Paquistão. Mas eles ampliaram nas últimas semanas os ataques contra alvos do governo, incluindo recursos de gás natural e transporte.
Autoridades militares disseram que houve um acordo para um cessar-fogo nesta quinta-feira para permitir que os dois lados recuperem seus mortos e feridos.

O comboio militar ia para a cidade de Sui, onde o Exército aumentou a segurança desde um grande ataque militante no dia 11 de janeiro a ao maior campo de gás do país, o que prejudicou o fornecimento por mais de uma semana.

- Cerca de 100 militantes tribais fortemente armados atacaram o comboio, formado por 40 soldados paramilitares e liderados por um coronel - disse uma autoridade militar, que pediu anonimato.

- Os soldados foram forçados a retaliar - disse ainda.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo