Em relatório divulgado nesta terça-feira, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) alertou que a economia brasileira está preparada para se recuperar no próximo ano, mas existem riscos de uma desaceleração generalizada da economia global. A continuidade do ritmo de atividade econômica que começou a ser sentido no terceiro trimestre do ano, acrescido aos recentes cortes de juro, e possivelmente outros no futuro, devem impulsionar o crescimento do país em 2007 e 2008.
A OCDE, no entanto, alertou que o governo brasileiro precisa seguir em frente com a reforma fiscal e ficar atento aos riscos do mercado externo.
- O fortalecimento da atividade econômica que começou no terceiro trimestre deve ganhar força até o fim do ano e ao longo de 2007, com base nos fundamentos econômicos robustos e mais afrouxamentos monetários - afirmou a OCDE em seu relatório semestral.
A organização espera um crescimento de 3,1% para o Brasil este ano, que deve se acelerar para 3,8% em 2007 e para 4% em 2008. Quanto à inflação, a OCDE espera que os preços ao consumidor acumulem no ano uma alta de 3% este ano, acelerando para 3,8% em 2007 e recuando levemente para 3,6% em 2008.