Um quadro inédito do pintor italiano Leonardo da Vinci começou a ser exibido pela primeira vez, na cidade de Ancona, na Itália.
A obra é uma das três versões existentes de A Virgem dos Rochedos, que Da Vinci pintou com seu discípulo Giampetrino entre 1495 e 1497, as outras duas estão no Museu do Louvre, em Paris, e na National Gallery, em Londres.
Mas alguns historiadores acreditam que a pintura que está agora exposta no Museu Mole Vanvitelliana, em Ancona, teria sido realizada apenas por Giampetrino.
A Virgem dos Rochedos mostra Maria sentada em uma gruta, com Jesus, São João e o arcanjo Uriel.
A obra foi descoberta três anos atrás em uma coleção particular na Suíça, junto com um retrato de Maria Madalena seminua, possivelmente pintado por Da Vinci.
O retrato também está sendo exibido em Ancona, depois de 50 anos longe dos olhos do público.
Acredita-se que ele tenha sido concluído por Da Vinci, também com a ajuda de Giampetrino, em 1515, quatro anos antes da morte do mestre italiano.
Ele mostra Maria Madalena segurando um véu sobre seus seios nus.
Se for comprovado que se trata de um autêntico Da Vinci, a obra será incluída na lista dos raríssimos nus que ele pintou.
O historiador de arte Carlo Pedretti disse ser improvável que Giampetrino tenha criado o retrato sozinho, mas reconheceu ser necessária uma investigação mais profunda.