Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

O que é um sepulcro caiado? Saiba o que significa!

Arquivado em:
Segunda, 25 de Outubro de 2021 às 13:55, por: CdB

Talvez você não esteja acostumado com a expressão sepulcro caiado, mas é uma figura de linguagem e hoje você vai entender bem o significado dessa palavra!

Sepulcro caiado é uma expressão pouco usual para alguns, mas muito presente no cotidiano de muitas pessoas. Apesar disso, muita gente ainda desconhece o significado dessa expressão. Se fizermos um recorte regional, nem todas as pessoas já terão ouvido falar do tal sepulcro caiado. No entanto, trata-se de uma fala que é encontrada, inclusive, na bíblia. Algumas passagens pincelam o significado de sepulcro caiado, fazendo uma analogia ao lado de dentro e de fora de algo ou de alguém.
sepulcro-caiado-1024x682.jpeg
Imagem: Pexels

O que é um sepulcro?

Sepulcro significa "câmara mortuária", sendo que na prática dos antigos hebreus essa câmara era desenvolvida em rochas de encostas. Dentro da câmara ocorria o sepultamento de pessoas já falecidas. Trata-se, portanto, de um túmulo, um pouco diferente do que conhecemos no cotidiano. 

O que significa caiado?

Caiado, por sua vez, refere-se a algo revestido de cal, pó de arroz ou outro tipo de cosmético da cor branca.  Trata-se de um material que recebe uma camada de pó, que o deixa "caiado", mais belo e com um acabamento ilusório, mascarando a verdadeira imagem do objeto ou pessoa. 

O que é um sepulcro caiado?

Assim como questionam o que é tanatopraxia, afinal, a nomenclatura não está em nosso cotidiano, compreender o significado de sepulcro caiado pode ser difícil. No entanto, compreendendo que sepulcro é um túmulo e caiado é algo que recebe uma camada de pó branco, a expressão visa trazer à tona a ideia de "duas caras", ou então, "certa falsidade". O sepulcro caiado pode ser comparado com algo bonito por fora, com acabamento e beleza, mas que é fétido por dentro, revelando o seu verdadeiro significado. É algo que possui uma aparência de belo, mas está "podre" por dentro. Podemos, ainda, associar a expressão à primeira impressão que temos em algumas situações, que são seguidas de decepção por percebemos, depois, que tratava-se de uma "máscara" bonita, assim sendo, um sepulcro caiado.
Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo