O vencedor deste domingo do GP de San Marino foi o piloto espanhol Feranando Alonso (Renault), conquistando sua terceira vitória em quatro etapas do Mundial de Fórmula 1. Ele disparou na liderança do campeonato com 36 pontos ganhos. Apesar de tudo isso, o grande nome da prova foi mesmo o alemão Michael Schumacher, que largou em 13º e fez uma corrida espetacular.
Ele só chegou em segundo lugar atrás de Alonso porque o circuito de Ímola não foi feito para ultrapassagens. Na últimas voltas, eles protagonizaram um belíssimo pega, como há muito não se via na Fórmula 1. Alonso resistiu aos ataques por mais de oito voltas e recebeu a bandeirada final com Schumacher colado atrás. O britânico Jenson Button (BAR) terminou a prova em terceiro e completou o pódio.
Já Rubens Barrichello, ao contrário, largou em 9º, não conseguiu ganhar nenhuma posição e parou 18 voltas depois da largada com problemas no carro. O piloto disse que a sua Ferrari sofreu uma pane elétrica.
Felipe Massa largou em 18º (na verdade, fez o oitavo tempo no treino que definiu o grid, mas perdeu 10 posições por ter trocado o motor) e quando tentava se recuperar, perdeu o bico do carro num choque com David Coulthard na volta volta 16. Por conta disso, teve a corrida inteiramente comprometida e terminou em 12º.