NY Times fatura páginas de anúncios após defender liberação da maconha
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Quarta, 06 de Agosto de 2014 às 11:13, por: CdB
Uma semana após publicar um editorial no qual se posicionou favorável à liberação da maconha, o The New York Times recebeu dois anúncios de página inteira de organizações relacionadas ao tema.
Segundo o jornal especializado em propaganda Meio e Mensagem, um dos anúncios foi feito pelo site GrassIsNotGreener.com, um projeto ligado a uma organização sem fins lucrativos contrário à legalização da erva, em resposta ao posicionamento do NYT.
"A legalização da maconha representa a inauguração de um grande grupo de corporações cuja fonte principal de receitas é um produto altamente viciante", diz a peça publicitária.
O outro anúncio no jornal foi feito pela Leafly, uma companhia que avalia e critica diferentes variedades de cannabis e que usa a internet para trocar informações sobre a maconha. A peça parabenizava a adoção de regras que permitem a utilização da planta para fins medicinais.
O Leafly é um site que se propõe a ajudar os usuários a encontrar informações e locais de venda da cannabis. A empresa é sediada em Seattle, nos EUA, onde o uso recreativo da maconha é liberado pelo governo.
O Meio e Mensagem acrescentou que um porta-voz do NYT não soube confirmar se o anúncio da Leafly é o primeiro de um empresa com fins lucrativos a promover a maconha no jornal. Nathan Peterson, diretor de marketing da Leafly, disse ao Meio e Mensagem que o anúncio marca a história.
– Uma empresa de cannabis publicar um anúncio no New York Times era algo inimaginável há alguns anos e traz um sinal de que o "Muro de Berlim" da proibição está caindo – acredita.