Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Número de mortos em mina chinesa sobe para 213

Arquivado em:
Sexta, 18 de Fevereiro de 2005 às 03:52, por: CdB

O número de mortos no pior acidente mineiro das últimas décadas na China, ocorrido na segunda-feira passada, aumentou para 213 depois que as equipes de resgate encontraram os corpos de dois dos trabalhadores nas últimas horas, informou, nesta sexta-feira, a imprensa oficial chinesa.

Outros dois mineiros seguem presos quatro dias depois da explosão na mina Sunjiawan do distrito de Fuxin (província nordeste chinesa de Liaoning).

O subgobernador provincial, Liu Guoqiang, disse à agência oficial chinesa Xinhua que 175 corpos foram identificados, enquanto 29 trabalhadores continuam hospitalizados.

Por outro lado, os falecidos em outra explosão de uma mina ocorrida na terça-feira passada na localidade de Songlin (província sulina de Yunnan) já são 27, segundo informou hoje a Administração Estatal de Segurança nas Minas.

Um defensor dos direitos dos trabalhadores na China, Han Dongfang, assinalou hoje que as baixas compensações às famílias de vítimas destes acidentes (uma média de 360 dólares, ou 275 euros) fazem os donos de minas se preocuparem muito pouco para melhorar as medidas de segurança em suas instalações.

Além disso, os mineiros "não têm nenhuma associação independente que possa ajudá-los, nem poder de pressão", denunciou Han, diretor da publicação China Labour Bulletin, em declarações ao jornal <i>South China Morning Post</i>.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo