Novo naufrágio deixa mortos no Mediterrâneo
Arquivado em:
Segunda, 20 de Abril de 2015 às 07:40, por: CdB
Pelo menos 20 pessoas morreram nesta segunda-feira no naufrágio de uma embarcação no Mediterrâneo com mais de 300 ocupantes. A informação foi dada por uma das pessoas a bordo, que pediu ajuda a uma organização internacional quando o navio estava afundando.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) disse ter recebido pedido de ajuda de uma embarcação que estava afundando no Mediterrâneo e que transportava mais de 300 pessoas.
O porta-voz da OIM, Joel Millman, informou que o gabinete da organização em Roma recebeu o pedido de uma de três embarcações próximas que se encontravam em águas internacionais.
- O interlocutor disse que havia 300 pessoas em sua embarcação, que estava afundando, e falou de mortes, 20 pelo menos - escreveu Federico Soda, amigo de Millman em Roma, em um correio eletrônico.
Soda contou que a organização fez contato com a Guarda Costeira e repassou informações sobre as embarcações. “Mas eles não têm recursos para fazer esses salvamentos no momento”, adiantou.
Segundo a OIM, os guarda-costeiros vão provavelmente tentar redirecionar navios comerciais para o local onde o barco está afundando. A operação não é fácil, já que, segundo a organização, alguns navios comerciais “não querem colaborar”.
O anúncio é feito horas antes da reunião dos ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros da União Europeia para discutir a tragédia no Mediterrâneo nesse domingo, quando mais de 700 migrantes morreram quando o barco em que viajavam com destino à Itália naufragou.
Na semana passada, mais dois naufrágios de embarcações deixaram cerca de 450 mortos, provocando apelos para uma ação imediata.
Pelas tendências atuais, calcula-se que o total de 170 mil migrantes desembarcados no ano passado na Itália seja ultrapassado em 2015.
Naufrágio de valeiro
Três pessoas morreram nesta segunda-feira no naufrágio de um veleiro perto da ilha grega de Rodas, ao sudeste do mar Egeu e 80 pessoas foram regatadas. De acordo com um porta-voz da polícia portuária, "o veleiro encalhou em algumas rochas perto do porto de Rodas.
Entre as três pessoas mortas havia uma criança, as autoridades gregas não descaram a possibilidade de um número ainda maior de pessoas a bordo. "Cinquenta e sete sobreviventes estão bem, 23 foram levados para o hospital de Rodas", disse a mesma fonte.
Com embarcações improvisadas, os imigrantes que chegam à Grécia geralmente iniciam a viagem na costa oeste da Turquia, nos últimos dias aumentou o número de pessoas que tentam completar a travessia. Mais de 700 imigrantes chegaram à ilha de Mitilene, nordeste do Egeu, durante a semana passada, Segundo informações do site UOL.