Novo governo iraquiano promete ‘força máxima’ contra terror

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 21 de maio de 2006 as 17:40, por: CdB

O novo primeiro-ministro do Iraque, Nouri Maliki, disse que vai usar “força máxima” contra o terrorismo e aqueles que promovem a violência no país. Maliki fez as afirmações durante a primeira reunião do novo gabinete de governo, aprovado pelo parlamento no sábado.

Depois da reunião, em uma entrevista coletiva, Maliki afirmou que espera reduzir o apoio a rebeldes insurgentes no Iraque promovendo a reconciliação nacional. Ele disse que vai criar uma força especial de segurança para proteger a capital, Bagdá.

Violência

Os comentários vieram em mais um dia marcado pela violência no país.
Bagdá foi atingida por uma série de ataques neste domingo. O mais grave foi provocado por um homem-bomba que se explodiu em um restaurante no centro da cidade, causando a morte de 13 pessoas e deixando 18 feridos. Entre os mortos estão vários policiais.

No bairro de Nova Bagdá, uma bomba explodiu em um mercado, deixando três mortos e 17 feridos. Pelo menos uma pessoa morreu e 15 ficaram feridas quando um carro-bomba explodiu no bairro de Shula, no oeste da capital iraquiana.

]No bairro de Saydiya, no sudoeste de Bagdá, cinco pessoas ficaram feridas quando uma bomba foi atirada contra uma patrulha policial. A bomba errou o alvo.

Desafio

Para o correspondente da BBC em Bagdá, a violência deste domingo mostra o tamanho do desafio que Maliki terá pela frente. O novo primeiro-ministro disse que vai ser duro no combate às milícias insurgentes.

– Vamos usar força máxima contra o terrorismo”, disse ele.

– Armas só devem ser permitidas nas mãos do governo. Milícias, esquadrões da morte, terrorismo e assassinatos não são normais e temos que acabar com as milícias”, disse Maliki.
O novo gabinete iraquiano reúne membros dos maiores partidos xiitas, sunitas e curdos, mas três pastas tidas como cruciais ainda estão vagas – os ministérios de Segurança Nacional, Interior e Defesa.

Maliki disse esperar que os ministros para estas pastas sejam definidos nos próximos dias.
O presidente americano, George W. Bush, conversou com líderes iraquianos pelo telefone e disse que a posse do novo gabinete marca “um novo dia para os milhões de iraquianos que querem viver em paz”. Bush disse em Washington que assegurou aos líderes iraquianos que “os Estados Unidos vão continuar a ajudar os iraquianos na formação de um país livre”.