A banda irlandesa U2 já vendeu mais de 120 milhões de álbuns em todo o mundo e conquistou 14 prêmios Grammy em seus 26 anos de carreira. Com tudo isso, é de se imaginar que um novo lançamento seria algo tranquilo para seus integrantes.
Mas não é o que diz seu empresário de longa data, Paul McGuinness.
"Digo às pessoas que precisamos nos superar cada vez que lançamos um disco novo", ele falou à Billboard.
McGuinness prevê que o disco "How to Dismantle an Atomic Bomb", com lançamento nesta terça-feira, chegará às paradas já como Número 1 em "32 ou 33 países".
A única coisa que pode impedir o álbum de entrar na lista Billboard 200 na primeira posição é o novo álbum de Eminem, do mesmo selo, "Encore".
Mas McGuinness acha que o fato de "Encore" ter tido seu lançamento adiantado de 16 para 12 de novembro vai reverter em favor do U2.
As especulações segundo as quais "How to Dismantle..." seria o melhor trabalho da banda -- formada por Bono, the Edge, Larry Mullen Jr. e Adam Clayton -- desde "The Joshua Tree", de 1987, agradam McGuinness em cheio.
O álbum anterior do grupo, "All That You Can't Leave Behind", de 2000, vendeu 10,8 milhões de cópias em todo o mundo e levou para casa vários Grammy.
"Antes disso, tínhamos tido um fracasso comparativo", comentou o empresário, falando do álbum "Pop", de 1997. "'Pop' vendeu 7 ou 8 milhões de cópias, mas isso não é muito bom em termos do U2."
McGuinness diz que uma chave para o sucesso contínuo da banda é levar seus álbuns a rádios novas. "Se não conseguirmos sucesso nas rádios de rock moderno, achamos que é um fracasso."
Mas esse receio não precisa existir. A música "Vertigo" lidera a parada de rock moderno da Billboard há quatro semanas, a parada Heritage Rock há seis semanas e a parada Billboard Radio Monitor há sete. Tudo isso, além do fato de ter estreado como Número 1 na parada britânica de singles.
O trabalho inicial de divulgação foi centrado numa colaboração com a Apple Computer, na qual esta colocou "Vertigo" em seu comercial do iPod/iTunes.
"A Apple está gastando 20 milhões de dólares em todo o mundo em comerciais com o U2", disse McGuinness.
A relação entre o U2 e a Apple pode levar a que os shows da banda sejam disponibilizados para download pela iTunes Music Store.
A turnê mundial da banda tem início marcado para 1o de março de 2005, na Flórida.