Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Nem Bush, nem Kerry, Ralph Nader é o homem mais importante dessas eleições

Arquivado em:
Quarta, 13 de Outubro de 2004 às 09:37, por: CdB

Ralph Nader é um sujeito insistente, não tem partido e está na política norte-americana para mostrar que pode fazer alguma diferença.

 

E faz.

 

Foi ele que, nas eleições passadas, dizem os analistas e acusam os democratas, permitiu que Al Gore  perdesse.

 

Como a margem de vitória de George Bush foi muito pequena, Gore teria vencido se tivesse tido os votos que foram pra Nader.

 

Ele faz parte dos candidatos que correm por fora dos partidos Democrata e Republicano.

 

A eleição presidencial norte-americana tem mais de uma dezena de concorrentes. Eles são independentes ou filiados a partidos sem qualquer peso na política do país. Muitos conseguem se candidatar em apenas um Estado, ou em grupo reduzido de Estados, de modo que sua participação no pleito é apenas local ou regional.

 

Nader é o candidato "off-road" mais expressivo nas eleições desse ano.

Ideologicamente, ele se situa à esquerda, próximo do Partido Democrata, o que faz com que ele retire parcela dos votos do partido, tal como aconteceu em 2000.


RN teve seu nome registrado nas urnas de 43 Estados e na capital, Washington (Distrito de Colúmbia). Ele conseguiu apenas 2,7% dos votos.

Mas nos Estados da Flórida e de New Hampshire, Bush teve vitórias tão apertadas que, caso Gore tivesse recebido a porção de votos de Nader, os democratas teriam vencido a eleição geral. Gore obteve 48,38% do total de votos. Bush ficou com 47,87%, mas venceu no Colégio Eleitoral.

 

 

Entenda como funciona o pleito eleitoral nos EUA

&nbsp

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo