Agência espacial informou que, nas próximas semanas, a equipe de controle irá testar as capacidades de manobra da vela no espaço.
Por Redação, com Byte – de Washington
A Nasa anunciou, em um comunicado, o sucesso da abertura total da superfície da primeira espaçonave equipada com uma vela solar, chamada Advanced Composite Solar Sail System.
Lançada em abril deste ano pela empresa Rocket Lab, a nave foi posicionada em órbita a cerca do dobro da altitude da Estação Espacial Internacional, no Complexo de Lançamento 1, na Península de Mahia, na Nova Zelândia.
Como funciona
A vela solar, com uma área de 80 metros quadrados, é equipada para usar a pressão da luz solar para funcionar.
Este tipo de tecnologia elimina a necessidade de sistemas de propulsão mais pesados e com alcance limitado.
A agência espacial informou que, nas próximas semanas, a equipe de controle irá testar as capacidades de manobra da vela no espaço.
A nave será capaz de elevar e abaixar sua órbita, fornecendo dados para futuras missões científicas e de exploração que poderão utilizar velas solares.
Segundo a agência, uma das vantagens significativas das velas solares é a possibilidade de aceleração contínua sem a necessidade de combustível, permitindo que naves atinjam velocidades muito altas.