Francisco Javier Zuluaga, apontado pelas autoridades dos Estados Unidos como narcotraficante do Cartel das Drogas de Medellín e procurado por esse país, apareceu na mesa de negociação na qual o governo colombiano e paramilitares mantêm conversações de paz.
Imagens de televisão mostram Zuluaga na reunião entre representantes do governo colombiano e chefes paramilitares realizada ontem em Santa Fe de Ralito, em Córdoba (nordeste).
É a primeira vez que Zuluaga aparece em público depois das acusações feitas pelos EUA, que lhe solicitaram para extradição.
Zuluaga, segundo a organização paramilitar, é chefe político do Bloco Pacífico, ramificação que depende de "Adolfo Paz", inspetor geral das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).
Além disso, Zuluaga é considerado sócio de Fabio Ochoa Vásquez, narcotraficante de Antioquia.
No início deste mês, quando se conheceu a presença de narcotraficantes procurados na "Zona de Localização", em Santa Fé de Ralito, Córdoba, várias vozes se levantaram pedindo ao governo que encerre a mesa de negociação diante do temor da entrada de pessoas que não têm nada a ver com os diálogos de paz.
Na reunião estiveram representantes do governo de Álvaro Uribe, liderados pelo Alto Comissariado para a Paz, Luis Carlos Restrepo, e membros do Estado Maior das AUC, liderados por Salvatore Mancuso, pedido em extradição pelos Estados Unidos.
O governo e as Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) iniciaram um processo de diálogo na chamada "zona de localização", de 368 quilômetros quadrados, no dia primeiro de julho.
Narcotraficante procurado na Colômbia aparece em mesa de negociação
Arquivado em:
Quarta, 21 de Julho de 2004 às 02:00, por: CdB