Rio de Janeiro, 10 de Novembro de 2024

Napster está de volta

Arquivado em:
Quinta, 09 de Outubro de 2003 às 11:25, por: CdB

O serviço Napster, de troca de arquivos musicais pela internet, está retomando suas operações nesta quinta-feira.

O retorno acontece dois anos depois de o serviço pioneiro ter sido interrompido por razões legais.

Entre as novidades estão o nome -Napster 2.0- e o fato de que agora os usuários terão de pagar para fazer uso do serviço.

O site original chegou a contar com 60 milhões de usuários, mas acabou sendo fechado devido aos processos que sofreu da indústria fonográfica.

As gravadoras alegavam que o serviço infringia o pagamento de direitos autorais de seus artistas ao distribuir arquivos musicais gratuitamente.

Mercado competitivo

O Napster foi comprado no ano passado pelo conglomerado de mídia Roxio por US$ 5 milhões (cerca de R$ 12,4 milhões).

A empresa pretendia lançar um serviço que tivesse endosso legal e que pudesse utilizar o nome original do site, uma das marcas mais fortes na internet.

O criador da Napster, Shawn Fanning, foi recontratado pela Roxio para atuar como consultor.

A Roxio espera que o nome Napster impulsione o novo serviço em um momento em que cada vez mais companhias estão oferecendo serviços de distribuição de música online.

"O mercado se tornou disputado porque há um consenso de que isso se tornou um negócio significativo", disse Chris Gorog, presidente da Roxio.

A Roxio fez um acordo com a Microsoft para que o Napster seja incluído no próximo pacote contendo programas de mídia da Microsoft.

Há expectativas de que o comércio de música pela internet passe do nível atual, 1%, para 12% até 2008, gerando US$ 1,5 bilhões em vendas.

Pioneiro

O Napster foi pioneiro na oferta de baixar músicas pela internet. Mas atualmente outros sites promovem tais serviços.

Esse mercado possui tanto serviços ligados a grandes indústrias, como o iTunes, da Apple, como outros que enfrentam acusações semelhantes às que o Napster encarou no passado - como o Kazaa, acusado de incentivar a pirataria musical.

O Napster 2.0 vai oferecer 500 mil músicas que poderão ser compradas ou através de uma assinatura mensal ou pagas cada que vez uma faixa for baixada.

O serviço também oferecerá estações de rádio personalizadas e permitirá a cópia de músicas em CDs e em outros dispositivos.
 

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo