A iniciativa de um museu do Wisconsin provocou a ira de mágicos americanos ao revelar um dos truques mais famoso do lendário ilusionista Houdini.
O Museu Outagamie, na cidade de Appleton, está promovendo uma exibição que explica como Houdini realizava o número conhecido como Metamorfose.
Nele, o ilusionista era algemado dentro de um saco e trancado em uma caixa, mas milagrosamente conseguia trocar de lugar com um assistente que estava do lado de fora.
A idéia do museu de mostrar como isso era feito porém não agradou nada aos modernos praticantes da arte do ilusionismo, causando queixas de astros como David Copperfield e a dupla Penn e Teller.
Tema sensível
"O que o museu está fazendo é errado", disse o americano Ronald "Rondini" Lindberg, que é baseado em Appleton, acrescentando que se trata de um tema muito sensível para ele e seus colegas.
Mas a curadora da mostra, Kimberley Louagie, defendeu a idéia do museu.
"Nós não sentimos que estávamos expondo nada demais, já que esta informação é fácil de conseguir", disse ela.
A exposição se chama AKA Houdini e é composta de 38 artefatos, 190 documentos e artigos como algemas, cadeados, uma camisa-de-força e uma cela de prisão.
O setor onde o truque é revelado fica em uma parte isolada, e na entrada há um aviso alertando que quem não quer saber o segredo da mágica não deve entrar no local.
O truque
E se o internauta não quiser saber como era o truque, pode parar de ler esta reportagem por aqui.
A Metamorfose usava uma caixa especial com uma área secreta por onde o mágico conseguia sair.
Uma vez livre do saco onde havia sido colocado, Houdini deixava a caixa por esta área secreta e se agachava por trás de uma cortina estendida por seu assistente.
Aí os dois só precisavam trocar de lugar - Houdini aparecia por trás da cortina, e o assistente entrava na caixa, de onde mais tarde emergiria usando uma roupa diferente.
Houdini nasceu em Budapeste, na Hungria, em 1874, mas cresceu nos Estados Unidos, para onde sua família emigrou quando ele tinha quatro anos.
Ele se chamava originalmente Ehrich Weiss e viveu quatro anos em Appleton logo que a família chegou ao novo país. Houdini morreu em 1926.