Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

Mossul: civis fogem diante de aproximação de xiitas

Arquivado em:
Quarta, 23 de Novembro de 2016 às 12:22, por: CdB

A ofensiva começou em 17 de outubro com apoio terrestre e aéreo de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, e está se tornando a campanha mais complexa no Iraque

Por Redação, com Reuters - de Bagdá:

Dezenas de milhares de civis iraquianos fugiram de Tal Afar em meio à aproximação de grupos paramilitares xiitas da cidade dominada pelo Estado Islâmico e situada na estrada entre Mossul e Raqqa, as principais cidades do califado autodeclarado do grupo militante no Iraque e na Síria.

civis.jpg
Refugiados deixam área de Tahrir, na cidade iraquiana de Mossul

O êxodo de Tal Afar, que fica 60 quilômetros a oeste de Mossul, está preocupando organizações humanitárias. Já que alguns dos civis em fuga estão mergulhando mais fundo em território dos insurgentes. Onde não é possível lhes enviar ajuda, disseram autoridades provinciais.

Unidades da Mobilização Popular, uma coalizão de milícias treinadas e apoiadas principalmente pelo Irã, estão tentando cercar Tal Afar. Cidade de maioria turcomena étnica, como parte da ofensiva para capturar Mossul. O último grande bastião urbano do Estado Islâmico no Iraque.

Cerca de 3 mil famílias partiram da localidade. Cerca de metade seguiu para o sudoeste, rumo à Síria. Metade em direção ao norte, rumo a território controlado por curdos. Disse Nuraldin Qablan, representante de Tal Afar no conselho provincial de Nínive. Sediado na capital curda, Erbil. 

– Pedimos às autoridades curdas que abram uma passagem segura para eles – disse Qablan à agência inglesa de notícias Reuters. Segundo ele, na noite de domingo o Estado Islâmico começou a permitir que as pessoas partissem. Depois de disparar morteiros contra posições da Mobilização Popular situadas no aeroporto, ao sul da cidade, e forças da coalizão reagiram.

Ofensiva

A ofensiva começou em 17 de outubro com apoio terrestre e aéreo de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos. E está se tornando a campanha mais complexa no Iraque desde a invasão encabeçada pelos EUA que derrubou Saddam Hussein em 2003. Fortaleceu a maioria xiita do país.

As pessoas em fuga de Tal Afar são da comunidade sunita. Uma maioria na província de Nínive dentro e ao redor de Mossul. A cidade também teve uma comunidade xiita, que fugiu em 2014 quando o grupo extremista sunita varreu a região.

A Turquia teme que o rival regional Irã consiga ampliar seu poder. Por meio de grupos que atuam em seu nome, sobre uma área próxima das fronteiras turca e síria. Onde Ancara está apoiando rebeldes que se opõem ao presidente sírio, Bashar al-Assad, que tem auxílio da Rússia e de Teerã.

Citando seus laços estreitos com a população turcomena de Tal Afar. A Turquia ameaçou intervir para evitar mortes por vingança caso a Mobilização Popular invada a cidade.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo