O âncora norte-americano Peter Jennings, cuja carreira acompanhou décadas de cobertura jornalística, morreu de câncer nos pulmões, aos 67 anos.
O canadense Jennings, apresentador do programa "World News Tonight", da ABC, desde 1983, morreu no fim deste domingo em sua casa em Manhattan. O jornalista anunciou em abril que tinha câncer e que começaria um tratamento de quimioterapia.
- Peter morreu com a família ao redor, sem dor e em paz. Ele sabia que tinha tido uma boa vida - disse sua família em nota.
-Ele era um grande escritor - afirmou a colega Barbara Walters.
Jennings teve uma carreira de 41 anos na ABC, tendo começado a trabalhar na rede de TV em 1964. Ele estabeleceu a primeira redação de TV norte-americana no mundo árabe em 1968, e foi chefe do bureau da ABC News em Beirute por sete anos.
Ele teve papel fundamental na cobertura de sua rede dos Jogos Olímpicos de Munique (1972), quando atletas israelenses foram feitos reféns.
Após os ataques de 11 de setembro de 2001 aos EUA, Jennings ficou no ar por mais de 60 horas. Sua cobertura conquistou prêmios e elogios.
- Nenhum de nós será igual sem ele - escreveu o presidente da ABC News David Westin sobre a morte do colega.