Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2025

Morre criador do HQ 'Shadoks'

Arquivado em:
Terça, 27 de Abril de 2004 às 01:13, por: CdB

O criador da série de história em quadrinhos e desenhos animados 'Shadoks', Jacques Rouxel, morreu no último domingo à noite em Paris aos 73 anos, depois de um longo período de enfermidade, informaram seus familiares.

Os 'Shadoks' gozaram de popularidade entre os franceses desde que apareceram pela primeira vez na televisão em 1968.

Nascido em 26 de fevereiro de 1931 em Cherburgo (noroeste da França), Rouxel estreou na publicidade e em 1965 entrou para a televisão pública francesa, onde imaginou os protagonistas destes desenhos animados.

Em sua estréia na televisão, a série gerou uma forte polêmica e dividiu a sociedade entre defensores e críticos do mundo absurdo imaginado por Rouxel, que mantinha, no entanto, um forte conexão com à realidade.

Desde então, o pai dos Shadoks criou quatro séries de animação, a última lançada em 2000, junto com o lançamento de vinhetas em um jornal parasiense, vários documentários e curtametragens.

Atrás da aparente temática infantil, a série esconde uma filosofia irônica sobre a vida e o ser humano, o que fez com que algumas das frases citadas pelos 'Shadoks' fossem incorporadas ao cotidiano dos franceses.

'Por que simplificar quando se pode fazer as coisas de forma complicada?', 'se não há solução, é porque não há problema' ou 'mais vale mobilizar a inteligência sobre tolices que mobilizar a bobagem sobre coisas inteligentes' são algumas dessas frases, que ficaram na memória coletiva e foram comercializadas em postais.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo