Morre aos 71 anos pioneiro da música eletrônica

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 23 de agosto de 2005 as 07:01, por: CdB

Bob Moog, inventor dos sintetizadores que carregam seu nome e uma das figuras mais significativas da evolução da música eletrônica, morreu em sua casa, no domingo, em Asheville, Estados Unidos, aos 71 anos.

Ele recebeu diagnóstico de câncer no cérebro em abril e tinha se submetido a tratamentos de radiação e quimioterapia.

Depois de uma década fabricando com seu pai instrumentos musicais conhecidos como teremins, Moog criou seu protótipo, o Moog Modular Synthesizer, em 1963 e o revelou no ano seguinte, na convenção da Audio Engineering Society, informou a Billboard.

Entre os primeiros álbuns populares com músicas que eram tocadas pelo instrumento está <i>Switched-on bach</i>, de Wendy Carlos, lançado em 1968. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias e rendeu ao artista três Grammys. Moog ganhou um Grammy Trustees Award por seu trabalho, em 1970.

– Moog contribuiu para a criação de um novo espaço sonoro – um legado que nós continuaremos em sua honra –  disse Mike Adams, presidente da Moog Music.

– Ele era um pioneiro musical por amor à profissão e músicos de toda a parte tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes criativos com as invenções de Bob.

Um ícone nos círculos da música eletrônica, Moog foi o ponto central do documentário Moog, lançado no ano passado pela Plexifilm. Ele faria uma palestra na Amsterdam Dance Event, marcada entre 27 e 29 de outubro, mas foi forçado a cancelar sua apresentação depois do diagnóstico.