O Governo da Sérvia decidiu, neste sábado, ajudar na reconstrução do monastério medieval sérvio de Hilandar, no enclave ortodoxo do monte Athos (Grécia), seriamente danificado em um incêndio há dois dias.
O Governo sérvio destinará uma primeira ajuda de mais de 140 mil euros, enquanto que os ministérios de Cultura, de Religião e de Finanças elaborarão um plano de ajuda permanente, tanto em material como no envio de especialistas para o saneamento e a reconstrução do monastério.
Hilandar é um dos 20 ascéticos monastérios de Athos e sua construção data de uma bula do ano 1198 do imperador bizantino Alejandro III da dinastia sérvia dos Nemanjic.
O monastério é um dos mais importantes edifícios do conjunto religioso que compreende o monte Athos, lugar sagrado do cristianismo ortodoxo que goza de um status territorial especial dentro da União Européia (UE).
O incêndio destruiu pinturas murais do século XVII, um lugar de reunião e algumas celas, mas a biblioteca do monastério que guarda escrituras eslavas e cirílicas e ícones de incalculável valor não foi afetada.
O patriarca ortodoxo sérvio, Pavle, e o primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, apelaram aos cidadãos, empresas e a diáspora a contribuir na reconstrução.
Várias empresas já anunciaram sua ajuda e foram abertas diferentes contas bancárias para doações dos cidadãos.
Os especialistas consideraram que a reconstrução do monastério levará uns oito anos.
Monastério será reconstruído com ajuda do Governo Sérvio
Arquivado em:
Sábado, 06 de Março de 2004 às 15:34, por: CdB