Os ministros e lideranças nacionais do PT irão se engajar a partir de agora nas campanhas eleitorais municipais, segundo disse ontem, em Ribeirão Preto, São Paulo, o presidente nacional do partido, José Genoino.
Eles vão cumprir uma escala de visitas determinada pela direção nacional do partido, fora do horário de expediente e por conta do PT. Genoino reiterou que o presidente Lula não irá fazer campanha para prefeitos ou vereadores.
Ele negou que a visita de Lula a Campinas, também em São Pualo, na semana passada, na qual o presidente elogiou o candidato petista a prefeito da cidade, o deputado federal Luciano Zica, tenha configurado um apoio eleitoral.
Em Belo Horizonte, o candidato petista Fernando Pimentel contou ontem, durante caminhada ao centro comercial do Barreiro, um dos principais redutos eleitorais da capital, com a presença do deputado federal Virgílio Guimarães, além do candidato a vice Ronaldo Vasconcellos. Pimentel já foi prestigiado na campanha por José Genoino e seis ministros do governo Lula: José Dirceu, Ciro Gomes, Dilma Rousseff, Luiz Dulci, Nilmário Miranda e Patrus Ananias.
Ainda ontem, Pimentel anunciou um concurso para mil guardas municipais, caso seja reeleito, em junho de 2005. Pimentel não comentou as críticas feitas por João Leite, de que a Guarda Municipal seria "ineficiente". A visita ao Barreiro durou três horas.