Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2025

Ministro da Defesa pede demissão

Arquivado em:
Quinta, 04 de Novembro de 2004 às 09:07, por: CdB

O ministro da Defesa, José Viegas, pediu demissão nesta quinta-feira. Sua saída foi aceita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nomeou, interinamente, o vice-presidente José Alencar para a pasta. O motivo seria, segundo as primeiras informações, as contradições do Exército em notas divulgadas sobre possíveis fotos da morte do jornalista Vladimir Herzog, numa cela do DOI-CODI em 1975.

O pedido havia sido feito no dia 22 de outubro, mas só aceito nesta quinta-feira. Segundo a nota oficial divulgada pela Secretaria de Imprensa e Divulgação, a transmissão de cargo vai acontecer na próxima segunda-feira, às 11h, no Palácio do Planato.

Há pouco mais de duas semanas, o Correio Braziliense divulgou fotos de um homem que seria o jornalista Vladimir Herzog, nu e humilhado numa cela do DOI-CODI, fotos que posteriormente foram confirmadas como sendo de um padre, também preso, com semelhanças físicas às de Herzog.

Na ocasião, o Exército havia divulgado uma nota em que negava que Herzog havia morrido na cela, criticando a atuação da imprensa, e que não possuía arquivos do período da ditadura, o que irritou o presidente Lula. A mando dele, o Exército divulgou uma segunda nota, pedindo desculpas pelo primeiro documento, o que abriu uma crise interna no governo federal entre o Planalto e o ministério da Defesa.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo