Ministério Público terá audiência para debater situação de escolas na Zona Oeste
Arquivado em:
Sexta, 26 de Junho de 2015 às 11:13, por: CdB
Falta de professores e diretores não eleitos internamente são os problemas mais usuais na rede estadual de ensino no Rio. Em questionários respondidos por meio do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), por gestores de 31 colégios estaduais na Barra da Tijuca, Jacarepaguá e arredores, as duas situações foram apontadas em pelo menos 80% das instituições.
Para debater essas e outras questões envolvendo as escolas da região, os Ministérios Públicos estadual (MPRJ) e federal (MPF) promovem, na próxima segunda-feira, das 14h às 17h, audiência pública em Curicica, no CIEP 321 Dr. Ulysses Guimarães (R. da Reverência, 375).
Na reunião, que contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), serão colhidas sugestões e queixas de professores, pais e alunos. O objetivo de procuradores da República e promotores de Justiça é identificar o que tem causado o baixo desempenho das escolas no Índice da Educação Básica (Ideb). Em 2013, elas não atingiram a nota mínima de 6 (escala de 0 a 10): 5,4 nos anos iniciais e 3,7 nos anos finais do ensino fundamental.
Responsáveis pela audiência, os procuradores Maria Cristina Cordeiro e Sérgio Pinel e os promotores Renato Luiz Moreira e Rogério Alves convidaram gestores escolares e dirigentes de órgãos públicos e ainda garantiram a distribuição de cerca de 16 mil convites para pais, alunos e professores nas 31 escolas, que somam mais de 22 mil alunos.
Um diagnóstico semelhante foi feito a respeito das escolas municipais da região em reunião realizada em maio (v. notícia aqui). Houve queixas sobre insegurança, equipamentos deteriorados e falta de transporte dos alunos.
As inscrições para a audiência pública da próxima segunda-feira podem ser feitas pelo e-mail mpeduc.audienciapublica@mprj.mp.br, que também ficará disponível para comentários daqueles que não puderem comparecer.