O ministro da Saúde, Humberto Costa, anunciou nesta sexta-feira a implantação de um gabinete de gestão para a crise nos hospitais do Rio de Janeiro. O gabinete terá como coordenador-geral Sérgio Côrtes, diretor do Instituto de Traumato-Ortopedia (Into). O governo federal decretou estado de calamidade pública por tempo indeterminado na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio de Janeiro e assumiu a gestão dos hospitais municipais.
O gabinete será formado pelos diretores de institutos e hospitais do Ministério da Saúde, com a participação da Fiocruz e uma representação dos usuários do Conselho Municipal da Saúde, além de um membro indicado pela secretaria estadual de Saúde. O ministério, ainda de acordo com Humberto Costa, está estudando a implantação de uma ouvidoria geral para detectar os principais problemas da saúde no município.
Humberto Costa esclareceu ainda que o Hospital da Lagoa será gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA); o do Andaraí terá a direção do Hospital Geral de Bonsucesso; o Cardoso Fontes, pelo Hospital dos Servidores do Estado; o de Ipanema, pelo Hospital de Laranjeiras; e os hospitais Miguel Couto e Souza Aguiar serão gerenciados pelo Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into).
Ministério da Saúde cria gabinete de gestão para hospitais do Rio
Arquivado em:
Sexta, 11 de Março de 2005 às 12:07, por: CdB